30/04/2014

Óleos essenciais mais utilizados, usos e propriedades

Imagem da internet

Olá, tudo bem?

Quem não gosta de um cheirinho bom? Ainda mais quando ele vem acompanhado de vários benefícios para a saúde, corpo e alma.

Hoje vou falar um pouco sobre os óleos essenciais mais usados e suas propriedades na aromaterapia. 

São substâncias voláteis extraídas de plantas aromáticas constituindo matéria-prima para a industria cosmética, farmacêutica e alimentícia. Essas substâncias são consideradas a “alma” da planta e são os principais componetes bioquímicos de ação terapeutica das plantas medicinais e aromáticas.


Os óleos essenciais normalmente devem ser misturados a óleos vegetais que funcionam como carreadores, alguns até podem ser utilizados diretamente na pele com cautela e correta indicação.

Não se engane ao comprar óleos hidratantes perfumados, começe verificando se possue em sua composição óleos minerais, tais como Parafina, Vaselina ou qualquer outro componente terminado com “ina”, eles são sintéticos, fabricados a partir de Petróleo, que ao contrário de hidratar a pele apenas criam um película oleosa superficial que não fornece nenhum nutriente, traz um alívio paliativo e temporário e a impede de respirar.

A Aromaterapia é uma terapia que utiliza os óleos essenciais e é praticada desde o Egito antigo por diversos povos. 

Existem inúmeras pesquisas científicas de óleos essenciais seriíssimas, principalmente a partir de 2004, quando o Prêmio Nobel de Medicina foi concedido para cientistas que comprovaram ligações do olfato com as emoções.

Os óleos essenciais são tão poderosos que, através dos canais olfativos, chegam diretamente ao nosso sistema límbico - a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções, alterando nosso estado emocional.
Sabendo disso, podemos utilizar os óleos essenciais para melhorar nossa vida e nosso relacionamento afetivo. 

Para usar em difusores de ambiente, escaldapés ou banhos, coloque cerca de 5 gotinhas do óleo escolhido diluído em água.

Vamos lá!

Alecrin

O Óleo Essencial de Alecrim há muito é considerada planta sagrada. 
Cresce naturalmente nos países mediterrâneos. 
É usado na culinária e como erva medicinal. 
O óleo é refrescante, estimulante e indicado para a memória, concentração e para aliviar dores de cabeça e dores musculares. 
Também é excelente tônico para o couro cabeludo e problemas como queda de cabelo e caspa.

Canela

Uma das especiarias mais antigas que se tem notícia,  é geralmente destilado da casca interna e das folhas. 
Ele tem um aroma forte, doce, temperado e deve ser bem diluído antes do uso, pois pode causar irritações. 
As poderosas propriedades da Canela podem ser úteis para tonificar o sistema circulatório, respiratório e digestivo.

Eucalipto 

O Óleo Essencial de Eucalipto há séculos é usado como óleo medicinal. 
Destilado de folhas da árvore, é um óleo quente e emana aroma semelhante à cânfora. 
É muito usado em inalações para aliviar os sintomas da gripe, sinusite e tosse com muco. 
É também um poderoso anti-séptico, podendo ser utilizado para eliminar germes aéreos.

Lemon grass

O Óleo Essencial de Lemon grass é natural da Índia, é conhecido também como Capim-Limão e Capim-Cidreira. 
Tem o aroma forte do limão e de grama fresca. 
É poderoso bactericida e excelente auxiliar no tratamento de pele, acne e poros dilatados. Alivia enxaquecas. 
Ótimo se usado em escalda pés. 
É também bom repelente de insetos.

Lavanda

O Óleo Essencial de Lavanda tem uma fragrância doce e familiar e é um dos óleos mais usados na Aromaterapia. 
Ajuda a equilibrar o sistema nervoso, a aliviar dores de cabeça e a diminuir a insônia. Também é um excelente anti-séptico, cicatrizante e pode ser usado em queimaduras, feridas, picadas, dermatites e qualquer tipo de inflamação de pele.

Laranja

O Óleo Essencial de Laranja é extraído da casca da laranja doce, tem perfume suave e refrescante. 
Ele é indicado no tratamento de problemas digestivos, como calmante e como auxiliar no combate a insônia.

Patchouli 

É extraído por des­ti­lação a vapor das fol­has. Os com­po­nentes bási­cos deste óleo essen­cial são alpha patchou­lene, beta patchou­lene, alpha guaiene, alpha bul­ne­sene, car­i­ofileno, nor­patchoulenol, álcool de patchouli, sey­chel­lene e pogos­tol.
As pro­priedades inseti­cida e repe­lente de inse­tos deste óleo são conhecidas há muito tempo e foram par­tic­u­lar­mente uti­liza­dos para pro­te­ger a roupa de inse­tos. Depois, mais tarde, os seus out­ros bene­fí­cios foram descobertos.
Patchouli é também usado em templos como incenso. Diz-se para ajudar na terra e centrar a mente antes da meditação. Produz uma forte ligação à terra, é uma ajuda para conectar-se com a beleza natural do nosso planeta.
Uso dermatológico: Acne, pele rachada, dermatite, eczema, pele envelhecida, cicatrizes, queimaduras, pele seca, pé de atleta, e caspa.
Uso medicinal: Retenção de líquidos, celulite, varizes, picadas de inseto.
Emocional: Reduz a ansiedade, fadiga e frigidez.

Sândalo

Seu aroma é amadeirado. 
As principais propriedades do óleo essencial de Sândalo são:
Relaxante, antidepressiva, expectorante, antisséptica, diurética, afrodisíaca, adstringente.
O Óleo Essencial de Sândalo é indicado para acalmar a mente e as emoções, sendo muito utilizado para meditação e para aliviar a depressão, insônia e ansiedade. E ainda, é indicado para infecções urinárias e cistites e para o tratamento de doenças pulmonares como bronquite, tosse seca e também dor de garganta. No cuidado da pele, é utilizado para combater a acne.
Recomendações de uso: Utilizar em inalações, difusores de ambiente, colar aromático, massagens (diluído em óleos vegetais ou loção corporal), compressas, gargarejo, escalda pés, banhos de banheira, na ducha, saunas e em água de limpeza para o ambiente.

Mirra 

O aroma da mirra: o cheiro é quente, apimentado e amargo, com notas esfumaçadas e almiscaradas. 
Vem sendo usada em aromaterapia desde a antiguidade como um incenso para inspirar oração e meditação, e para fortificar o espírito. Essa pequena árvore repleta de espinhos provém de regiões semidesérticas do Oriente Médio e do nordeste da África, e não é nada bonita, mas sua má aparência é compensada pela sua preciosa seiva.
Importante item de comércio por milhares de anos, a mirra era ingrediente primário nos antigos cosméticos e incensos. Os egípcios mumificavam seus mortos com ela, enquanto outras culturas a queimavam durante as cerimônias de cremação. Vista como fonte de consolo nos momentos de sofrimento, seu nome quer dizer "lágrimas amargas".  Isso também pode ser uma referência à seiva amarga da mirra, que escorre em gotas na forma de lágrimas quando a casca da planta é cortada. Sua resina é colhida das fissuras das cascas, seca e transformada em secreções granulares. A mirra era adicionada ao vinho tanto pelos hebreus quanto pelos gregos, para intensificar seus sentidos. 
Principais componentes da mirra: pinene, dipentene, hirabolene, limonene, cadinene, ácido fórmico, ácido acético, ácido mírrico, eugenol, cinamaldeído, cuminaldeído e resinas.
Propriedades terapêuticas: anti-séptica, antiinflamatória, antibacteriana e antifungos, descongestinante, adstringente; cura feridas, estimula a menstruação.
Mente: parece ter um efeito revigorante em casos de sensação de fraqueza, apatia e desânimo. No entanto, acredita-se que também tenha efeito calmante sobre ânimos irritados.
Corpo: tem principalmente ação secativa e é eficaz sobre o excesso de mucosidade nos pulmões. Acredita-se que tenha uma ação intensa em casos de problemas pulmonares, tendo um efeito purificador e tratando doenças como bronquite, resfriados, inflamações de garganta, acúmulo de catarro, faringite e tosse. Parece ser útil no combate à febre glandular, um vírus acompanhado de inflamação de garganta. 
É excelente para todos os problemas de boca e gengiva, sendo útil também no tratamento do mau hálito decorrente de fermentações gástricas anormais. É um tônico para o estômago e, portanto, estimula o apetite, controla a diarréia e alivia a flatulência, a acidez e as hemorróidas. Parece ser bastante eficaz contra problemas ginecológicos, tratando de fluxo escasso, leucorréia e enfermidades causadas por fungos vaginais, além de eliminar obstruções no útero. Acredita-se que estimule os leucócitos e revigore o sistema imunológico. Seu efeito antimicrobiano ajuda a agilizar a recuperação após uma doença.
A goma (ou resina) da árvore é usada para tratamentos de afecções da boca e da gengiva em muitos dos sistemas de cura tradicionais. É um tratamento de rápida ação para ulcerações da boca, gengivites, periodontites e gengivas que sangram, por ser um anti-séptico eficaz, por reduzir o edema e a inflamação, ter ação anestésica local e favorecer a cicatrização.

Bergamota

É um dos mais harmoniosos óleos cítricos e possui uma nota floral que lembra o néroli (óleo essencial de flores de laranjeira).
Mistra-se bem com aromas florais: rosa, jasmim, néroli, lavanda e gerânio. Uma mistura de Lavanda, Bergamota e Gerânio é um adorável perfume e tonificante da pele.
Sistema nervoso: É um maravilhoso antidepressivo e transporta a animação dos óleos cítricos com uma qualidade floral, cálida e suavizante. Pode ser usado para ansiedade, tensão nervosa, na convalescença, e ajuda a normalizar distúrbios alimentares, como anorexia. 
Parece afetar o centro do coração e possui qualidades sedativas comprovadas.
Também ajuda a combater a insônia. Uma mistura de Lavanda e Bergamota é ótima pra isso.
Sistema digestivo: Outros usos clássicos da Bergamota são: controlara a náusea, estimular e normalizar a digestão e o fígado e, ajudar a aliviar a cólica e flatulências.
Sistema excretório: Um dos melhores remédos para cistite, leucorréia, uretrite e pruridos vaginais; é também um bom antisséptico excretório.
Sistema imunológico: Eficaz contra herpes simples e forte agente antiviral. Pode ser usada para mitigar o desconforto de herpes-zóster e catapora. É útil também para baixar a febre. 
Tisserand afirma que é eficaz contra gonococos, estafilococos, meningococos e bacilos da difteria e da tuberculose.
Sistema reprodutivo: Alguns autores a sugerem para tumores uterinos e fibromas.
Tratamento de pele: Bergamota é um antisséptico excelente para casos de acne, pele oleosa e estados de infecção na pele. Seu aroma é lindamente adequado para os cuidados com a pele enquanto usado de forma bem diluída (1% ou menos). 
Todavia, o óleo aumenta a fotossensibilidade da pele e não deverá ser utilizado em áreas expostas à luz solar. 
É um desodorante eficaz e repelente de insetos, e pode ser útil (fracamente diluido) para seborréia, eczemas, psoríase e feridas que custam a sarar.
Métodos de usos:
Sistema nervoso: Inalação, aromatizador pessoal, banhos, massagem
Sistema digestivo: Óleo de massagem no abdomem superior
Sistema excretório: Banhos de assento, lavagem local ou ducha(muito diluido: 0,5% a 1%); óleo de massagem sobre o abdomem inferior
Sistema imunológico: Banhos, massagem, óleo de massagem
Sistema reprodutivo: Banhos de assento, compressa, massagem
Tratamente de pele: Adicione em baixa diluição ao creme, óleo ou loção corporal. Não use antes da exposição ao sol, pois pode manchar a pele ou provocar queimaduras.
Tonificante: Misture 2 gotas de bergamota + 3 gotas de lavanda + 10gr de gel neutro + 30ml de hidrolato de rosas. Também pode ser usado em compressas.

Jasmim

O óleo essencial é produzido por destilação a vapor. 
Composição química: Benzol, farnesol, geraniol, nerol, terpineol (álcoois); acetato de linalito, antranilato de metilo (ésteres); jasmona (cetona); eugenol (fenol).
Nota: Grave
Aroma: Doce, exótico, prolongado e floral.
Propriedades: Analgésico (suave), anti-depressivo, anti-inflamatório, anti-séptico, antiespasmódico, afrodisíaco, carminativo, cicatrizante, emoliente, expectorante, galactagogo, parturiente, sedativo e tónico (uterino). 
Mistura-se bem com: Bergamota, salva esclareia, incenso, gerânio, lima, mandarina/ tangerina, melissa/ erva-cidreira, neroli, rosa, pau-rosa, sândalo e ylang-ylang.
Onde são Cultivados: Egito, Marrocos e Mediterrâneo. Nativo do Peru e China.
Atributos e características: Antidepressivo, afrodisíaco, animador, desintoxicante e tranqüilizante.
Importante!
Usos na Aromaterapia
Excelente para a depressão.
Acalma os nervos e estimula as emoções por penetrar no plano emocional de forma delicada, porém profunda, sobretudo quando empregado na massagem.
Consegue restaurar a confiança, o otimismo, a energia e a vitalidade.
Como o gerânio, o óleo de jasmim pode ser estimulador ou sedativo, de acordo com as necessidades individuais. 
Fortalece as contrações durante o parto e simultaneamente alivia a dor.
Equilibra os hormônios, e é bom para a depressão pós-parto.
Consegue aliviar a dor da menstruação e é útil em qualquer infecção vaginal.
Tem a fama de aumentar o numero de espermatozóides e pode ajudar em casos de impotência e de frigidez, possivelmente graças ao seu poder de descontrair e de inspirar confiança.
Regula e aprofunda a respiração, acalma os espasmos dos brônquios e traz alívio a quem está com tosse ou perdeu voz.
Pode ser útil em casos de espasmos musculares e entorses.

Copaíba

Seu nome é de origem guarani. Os índios amazônicos usavam o óleo espalhando-o sobre o corpo, após os combates, curando feridas. Durante muito tempo foi usado pelos índios como preventivo do tétano, no umbigo de recém nascido, e em dermatoses como psoríases, alem de ser um excelente repelente contra insetos.
Propriedades: Antiinflamatório, balsâmico, bactericida, diurético, expectorante, estimulante, cicatrizante. desinfetante
Mistura-se bem com: Ylang Ylang, jasmim, lavanda, gerânio, e todos os cítricos
Ativa a circulação, reduz o estresse, no banho, em loção vegetal para o corpo ou em massagem, é benéfico para tratamentos capilares, como seborréia, queda. Entorses, dores musculares, problemas reumáticos, gota, artrite, artrose, acne, celulite. Problemas intestinais, bronquites, resfriados, cistite, e estresse.

Hortelã pimenta

Estimulante, refrescante, descongestionante, desodorizante,depurativo, expectorante, analgésico, anti-nevrálgico, anti-séptico, antiespasmódico, antiviral, bactericida, adstringente, diurético, anti térmico, hepático, vaso constritor, vermífugo.
Combina bem com: Manjericão, cipreste, limão, lavanda, manjerona, alecrim, eucalipto globulus e tea tree.
Bastante usado contra diarreia, náusea, vômito,cólicas estomacais. Emprega-se contra bronquite, resfriados, acne e pele congestionada. É útil para alivio de dor de cabeça
Sistema respiratório: Gripes e resfriados, e expectorante elimina o catarro, benéfico nos casos de congestão nasal e sinusite. Aroma ambiental, inalação a vapor, banho, massagem suave. Aliviar a pressão na cabeça em casos de constipação e febre.
Sistema imunológico: é antiséptico, protege nosso corpo contra resfriado, gripes, infecções, epidemias e catapora. Banhos, loção corporal , aroma ambiental.
Sistema nervoso: Dores de cabeça, enxaqueca e fadiga mental e física. Principalmente quando a pessoa está com dificuldade para se concentrar e pensar com clareza. Usar no ambiente, no colar aromático e no Banho.
Gargarejo sem engolir para eliminar mau hálito- Hidrolato de Hortelã.
Cuidados com a pele: congestão e irritação na pele. Ação: alivia a coceira e a irritação, mas deve se usado a diluição de 1% para evitar agravamento da situação. Limpa a pele congestionada. 
Circulação, músculos e juntas: dores e fadiga musculares, circulação pobre, , benéfico paar veias varicosas e hemorroidas. Usado em compressa ou aplicação diluído em óleo vegetal. Banho de banheira.
É usado para baixar a febre e conter doenças contagiosas. É utilizando em muitos produtos farmacêuticos, em especial massagens vaporizadores e outros produtos para o peito, na medicina veterinária e na odontologia

Cedro

Anti-seborreico, afrodisíaco, adstringente, diurético, emoliente, expectorante, fungicida, mucolitico, sedativo do sistema nervoso, estimulante circulatório e tônico.
Mistura-se bem com: Bergamota, salvia sclareia, cipreste, olíbano, jasmim, lavanda, limão , camomila, néroli, rosa, alecrim, vetiver, ylang ylang.
Método de extração – Destilação a vapor da madeira picada.
Cultivado- Marrocos, Argélia, Estados Unidos, China
Nota- baixa
Aroma – cálido, balsâmico, lenhoso , quente.
Composição química – Cedrol ( álcool), cadineno, alfa e beta cedreno, cariofileno, cedrenol( sesquiterpenos), atlantone, cardineno.
Muito estimado como madeira de construção, cedro do Atlas era também usado pelos antigos egípcios em cosméticos e perfumes e também no processo de embalsamamento. Há muito que ele é associado a ocasiões espirituais e ainda hoje é utilizado como incenso nos templos tibetanos.
Pode atuar como expectorante e descongestionante. Ajuda a aliviar os sintomas da bronquite e do catarro, fazer vaporização, usar no ambiente.
Tem afinidade com o trato urogenital e pode, portanto ser benéfico na cistite. 
Banho de assento.
Estimula a drenagem da linfa e a decomposição das gorduras acumuladas. 
Tem ação diurética e pode ajudar em casos de celulite, edema e gordura excessiva, dilua em óleo para massagem ou creme vegetal , banho e aroma ambiente.
Acne, caspa , dermatite, pele seca , oleosa ou mista. Útil nas infecções por fungos como o pé de atleta.
Estimula o crescimento do cabelo.
Produz um efeito calmante e pode ser muito útil na meditação.Tem aroma prolongado, capaz de elevar e estimular o espírito, combater a depressão e aliviar a tensão ou o medo.

Baunilha

Vem do latim e deriva da palavra vagina devido à semelhança da raiz com o canal vaginal.
Cheiro estimulante da sexualidade. 
Usado em banhos, perfumes, óleos de massagem.
Muito aromático. 
O cacau pode substituir a baunilha com propriedades muito semelhantes a esta, com sabor de chocolate bem intenso.
Favorece a abertura, o contato, extroversão, diminui as carências afetivas.
Combina com flores (ylang ylang com nota não muito alta);


Ylang Ylang 

Possui uma fragrância doce, floral e exótica.
Propriedades medicinais: Revigorante, Hipotensor, Afrodisíaco, Antidepressivo e Sedativo.
Medicinal: Taquicardia, hiperpneia (ritmo respiratório excessivamente intenso), palpitação, hipertensão, tensão nervosa, insônia, impotência, frigidez e dor muscular.
Dermatológico: Normaliza a produção de sebo sendo indicado tanto para pele oleosa como pele seca, tônico para o couro cabeludo, podendo estimular o crescimento do cabelo.
Emocional: Dificuldades emocionais ou físicas relacionadas à falta de autoconfiança. Casos de pânico, distúrbio bipolar, ansiedade, acalma e inibe a raiva causada por uma frustração, ameniza o medo e encoraja atitudes relaxadas, desperta a sensualidade verdadeira. Sua energia unificadora e quente nos ajuda quando estamos em busca de nós mesmos.
Principais Componentes:
Sesquiterpenos = Beta-cariofileno (15 a 22%) e germacreno (15 a 25%) ; Álcoois = Linalol ( 11 a 30%) ; Ester = Acetato de geranila ( 5 a 10%) ; Fenóis = Eugenol e isoeugenol.
Não ingerir. 
O óleo essencial de ylang ylang contém eugenol o que torna o suficientemente irritante para desencorajar seu uso interno. 
Uso excessivo por inalação pode causar dores de cabeça e náuseas. 


Óleos essenciais são substâncias altamente concentradas e devem ser usados sempre diluídos. 
Uso externo. 
Para usá-los puros sobre a pele e para uso interno (alguns óleos essenciais podem ser ingeridos), somente com prescrição e acompanhamento de um médico ou terapeuta qualificado.
Manter fora do alcance de crianças. 
Evitar durante a gravidez.



Fontes:


Veja também:

Gratidão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim.
Gratidão!