16/03/2014

Creme Pau pra toda obra caseiro e livre de químicas

Creme totalmente natural curinga para usar como a sua imaginação mandar.


Olá, tudo bem?

Eu não sei quanto a você, mas eu adoro simplificar a vida. Pra quê complicar não é mesmo?

Mantenho sempre em meu banheiro vinagre de maçã, água de rosas,  bicarbonato e óleos (vários deles). 
Tenho mais algumas coisinhas, mas esses são os ingredientes principais de uso diário.

Tem dias que estou mais animada e com tempo sobrando, vou na geladeira e faço minhas misturebas naturebas belezais como máscaras faciais e capilares, esfoliações etc.

Não é nada fácil andar com óleos e cremes à base de frutas por aí e hoje trago uma receita de um creme hidratante curinga para todos os usos.

O nome eu inventei agora, porque é  realmente um produto que é pau pra toda obra. Vale a pena manter na bolsa para usar em emergências.

Possíveis usos:


  • Reparador de pontas
  • Balm labial
  • Creme facial inclusive anti age
  • Creme para os pés (deixa seus pés como os da Cinderela)
  • Creme para as mãos (forma uma luva protetora)
  • Creme para as cutículas
  • Hidratante poderoso para corpo e rosto
  • Protege os cabelos do cloro de piscina
  • Creme leave in
  • Creme para a área dos olhos
  • Ideal para fitagem capilar
  • Cicatrizante
  • Alivia picadas de insetos e se acrescentar óleo essencial de citronela funciona como um repelente.
  • E mais 1001 utilidades ;)
Este creme tem como base a cera de abelha que confere aos cremes a qualidade emoliente, amaciante, moldante, impermeabilizante, cicatrizante e embelezadora, anti-inflamatória, anti-bacteriana. Altamente hidratante, cria uma barreira impermeável na pele e cabelo e evita que  percam a umidade.
Contém propriedades suavizantes. Promove a elasticidade e a tonacidade da pele.
As propriedades da cera natural são conhecidas desde os primórdios da humanidade. 
Desde a Antigüidade a cera é usada para tratar feridas e doenças de pele.
Os egípcios, há mais de 6.000 anos, utilizavam a cera de abelha no processo de embalsamento de suas múmias, inclusive, foram encontrados blocos de cera inalterados em túmulos egípcios e em navios naufragados. 
Fez parte do primeiro creme cosmético criado pelo médico Grego, Galeno. 

Receita básica:

  • 2 colheres de cera de abelha 
  • 2 colheres de óleo de coco extra virgem
  • 1 colher de manteiga de karité
  • 1 colher de azeite de oliva extra virgem
  • Gotas de seu óleo essencial favorito

Derreta a cera de abelha, a manteiga de karité e o óleo de coco em banho maria e misture os outros ingredientes.
Coloque em uma embalagem de vidro e aguarde o esfriamento.

Brinque com a consistência, se quiser mais líquido acrescente mais óleos, se quiser mais sólido e cremoso acrescente mais cera de abelha. Não se preocupe que se ficar muito duro você pode derreter novamente e acrescentar mais óleos.

Os óleos da receita são apenas uma sugestão, sinta-se à vontade em usar outros óleos naturais de sua preferência, porém na minha opinião a combinação dos óleos acima é um verdadeiro milagre da hidratação. 


Hope you enjoy ;)



Gratidão!


10 comentários:

  1. Achei uma ótima composicao/combinacao. No momento só me falta a cera de abelha, mas enquanto isso vou usar assim mesmo sem ela no momento.
    Obrigadao!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Tem problema armazenar em pote de plástico? Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema não tem Renata, mas tem tantos estudos sobre os malefícios do plástico que é melhor não arriscar.
      Gratidão!

      Excluir
  3. Muito bom, vou experimentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que vc vai gostar muito.

      Gratidão!

      Excluir
    2. Polly, teria como dizer a quantidade de cera em gramas?

      Excluir
    3. Polly, teria como me dizer a quantidade de cera em gramas?

      Excluir
    4. Minha balança não é muito exata, mas é aproximadamente 15g de cera.

      Excluir
  4. Como nao tem como medir as duas colheres antes de derreter, acabei colocando mt cera. Ai meu creminho ficou duro, mas vou acrescentar mais oleo e manteiga de karite. Obrigada pela quantificaçao em massa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso já aconteceu comigo, é só derreter e colocar mais óleo como você falou.
      Você pode derreter uma quantidade de cera e usar somente a necessária. A cera derretida não se perde, ela vai solidificar novamente e você usa para a próxima receita.

      Excluir

Seu comentário é muito importante pra mim.
Gratidão!