16/02/2014

Pó Anti-séptico Básico (PasBas)


Imagem da internet



Olá, tudo bem?

Uma colega de um dos grupos que participo fez um comentário sobre PasBas e eu achei muito interessante e resolvi pesquisar mais sobre o mesmo.

Vi a receita em alguns blogs, mas ainda não tinha voltado a escrever.

Pesquisando sobre fitocosméticos, encontrei uma apostila maravilhosa e lá estava a receita do PasBas, fiquei muito feliz porque encontrei o autor da apostila e pude conhecer o excelente trabalho dele.

Entrei em contato e pedi a autorização para divulgar a receita do PasBas  e o autor gentilmente permitiu a divulgação e ainda me enviou uma apostila atualizada que vou ler com muito gosto.
Muito grata Rafael!

Assim como  os outros blogs, vou apenas compartilhar algumas das  informações de Rafael seguido pelos devidos créditos.




Pó Anti-Séptico Básico (PasBas)


1⁄2 Juá; 1⁄4 Cravo; 1⁄4 Canela 

Leva esse nome pois é a base para a formulação dos xampus, desodorantes, talco para os pés e pasta de dente. A idéia principal é fazer um composto rápido de confeccionar, simples de usar e fácil de transportar. Na minha formulação pessoal, utilizo pó de juá, cravo em pó e canela em pó. Mas fica aqui aberto a proposta de que cada um chegue numa fórmula de uso pessoal, usando elementos anti-sépticos e aromáticos. Como opção à esses 3 citados temos o gengibre e a berinjela (ambos em pó).

Xampus

O principal motivo para se utilizar um xampu fitocosmético é substituir de imediato um químico muito forte e agressivo à saúde e ao couro cabeludo, o chamado Lauril Éter Sulfato de Sódio (LESS), elemento constituinte de todas as formulações de xampus convencionais. Até mesmo nos chamados alternativos comerciais, ditos naturais pelos fabricantes, encontramos o LESS. Por isso que iniciar o uso dos fitocosméticos pelo xampu é importante. Comece a transformação pela sua cabeça!

Faça um chá com a erva de sua preferência na quantidade de uma lavada, ou seja, faça o tanto que for usar em um banho. Costumo fazer o equivalente a uma garrafa de 200 ml de chá. Nessa garrafada coloco uma (01) colher pequena (pitada) do Pó Anti-séptico Básico (PasBas). Agite bastante e deixe esfriar. Está pronto para uso, lavando os cabelos com todo o conteúdo preparado.

Cabelos secos: utilize uma quantidade maior de cravo-da-índia, pois ele possui um óleo medicinal (eugenol) que ajuda no equilíbrio dos cabelos mais secos; Cabelos oleosos: use mais canela no lugar do cravo; Cabelos mistos: use cravo e canela em equilíbrio. Para todos os tipos de cabelos, utilize sempre o juá em maior quantidade, que é neutro e bastante anti-séptico, rico em saponinas, elementos que produzem espuma.

Existe uma alternativa ao juá, chamada saboneteira ou árvore-do-sabão, que possui na sua composição elementos que produzem espuma e causam limpeza com um forte efeito anti-séptico. Nesse caso usa-se a casca do fruto que envolve a semente, diretamente sobre o chá da erva escolhida. Uma casca serve em média para 3 lavagens.  

As ervas recomendadas e testadas para xampus são: Alecrim; Arruda; Bardana; Camomila;
Gengibre; Jaborandi e Sálvia.


Desodorante e Talco Anti-séptico

O princípio do desodorante de fitocosmético é combater o odor da transpiração permitindo o suor. Isso porque o suor é um dispositivo natural do corpo humano, sendo necessário para realizar trocas de temperatura com o meio. Impedindo o suor como fazem os desodorantes antiperspirantes, impedimos a eliminação dos fluidos necessários para o equilíbrio corporal, fazendo com que sejam eliminados por outras vias que não as axilas. Com isso contribuímos para o aumento da transpiração dos pés, mãos, rosto, pescoço, couro cabeludo e virilhas, ocasionado outros problemas oriundos da composição desses fluidos corporais, como coceiras, escamações e alergias. Além da associação de efeito antiperspirante com catalização de processos de cânceres, devido a elementos presentes na composição dos desodorantes como alumínio, soda cáustica e titânio.

Desse modo, devemos permitir a transpiração e combater as bactérias e fungos que se alojam nas axilas, local propício para o desenvolvimento dos seres que se alimentam do suor e produzem o odor característico de mau cheiro da transpiração. Com isso, utilizo uma pitada do PasBas em cada axila, sendo preciso realizar aplicações no decorrer do dia conforme necessidade.

Desodorante líquido: uma alternativa ao uso do PasBas como desodorante é fazer um à base de álcool de cereais, um tipo especial de álcool usado pra cosméticos, água e óleo essencial medicinal. No meu uso, coloco a proposrção de 70 a 80% de álcool de cereais, algumas gotas do óleo essencial medicinal e o restante de água filtrada. Na hora do preparo, tome o cuidado de colocar o óleo sobre o álcool, depois acrescente a água. Pronto, temos um desodorante excelente! Caso queira um neutro, é possível colocar uma pitada de bicarbonato de sódio na mistura álcool+água, sem o óleo. Lembre-se de procurar um óleo que tenha aplicação dermatológica, para evitar alergias ou coceiras. Existem no mercado muitas essências de ervas que se confundem comos óleos medicinais. No Brasil temos poucas marcas de aplicação medicinal. Fique atento!

Para a função de talco anti-séptico para os pés, uma pitada do mesmo PasBas dentro da meia ou sapatos é suficiente. Isso combate também frieiras e previne rachaduras, além de eliminar o mau cheiro.


Pasta de Dente

O flúor, principal constituinte da pasta de dente, é um elemento bastante criticado na atualidade para saúde humana. Por ser o mais eletronegativo e reativo de todos os elementos da tabela periódica, na forma pura é altamente perigoso, causando graves queimaduras químicas em contato com a pele. É considerado por vários cientistas e centros de pesquisa como a maior fraude científica do século. Fatos históricos mostraram o uso em larga escala do flúor em campos de concentração nazista, funcionando como sedativo aos prisioneiros antes da morte. Na forma gasosa, mostrou-se eficaz como arma, tanto para a Alemanha na segunda guerra quanto para os Estados Unidos na guerra do Vietnã.

O flúor é um veneno cumulativo, mais tóxico que o chumbo e quase tão tóxico quanto o arsênio. No entanto, o limite máximo permitido de chumbo na água potável é de 0,05 partes por milhão (ppm), enquanto o nível recomendado para o flúor na água é de 1,00 (ppm). Atualmente, somos forçados através da adição à água, a beber este veneno cumulativo mais tóxico que o chumbo num nível 1.900% mais alto que o limite máximo permitido para o próprio chumbo! Cientistas éticos foram denegridos por publicarem provas dos efeitos adversos da água fluoretada para a saúde. Se governos mundiais admitissem apenas um desses efeitos, abririam as comportas para uma possível avalanche de processos.

Não pretendo criar polêmicas entorno do uso do flúor, basta que cada um pesquise e tome suas próprias conclusões. A proposta de uso de um fitocosmético dental é principalmente eliminar o flúor da escovação, visto que já existe flúor em quantidade mais que suficiente na água, que é adicionada por uma lei que impera na sociedade global.

O princípio da pasta de dente proposta é utilizar o PasBas como elemento de limpeza na escovação, associado ao própolis para bochecho e gargarejo, juntamente com o uso do fio dental, imprescindível para uma boa higiene bucal. Vários dentistas apontam a função mecânica da escova como responsável por 50% da limpeza bucal, sendo o restante devido ao fio dental.

Então o procedimento é: uma pitada do PasBas na escova, juntamente com algumas gotas de própolis em solução de álcool de cereais. Uma variação possível pode ser feita com o uso do pó da berinjela (coloque uma berinjela inteira no forno até torrar e depois triture até virar um pó), que tem efeito alcalinizante e é remineralizante para os dentes. E não esqueça o fio dental como complemento da escovação!




Rafael Ninno Muniz 

Engenheiro Eletricista com ênfase em aproveitamento energético de resíduos. Mestrando de Engenharia Elétrica na área de Energias Renováveis. Atuou com pesquisas na área de Descargas Atmosféricas na Amazônia em parceria entre o Laboratório de Alta Tensão da Universidade Federal do Pará (LEAT/UFPA) e o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM). Atualmente trabalha em dois projetos na área de aproveitamento energético de resíduos: 1- Gaseificação de Biomassa Residuária em Comunidades Isoladas na Amazônia; 2- Projeto Usina de Aproveitamento Energético de Resíduos de São Sebastião da Boa Vista, Marajó.

contatos: (91) 8184-1955 / (91) 9318-8055 Belém do Pará

Gratidão!

4 comentários:

  1. Polly, vc teria alguma receita de perfume natural liquido? O alcool de cereais nao agride/resseca nossa pele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho alguma receita sim, mas preciso encontrar em meus arquivos.
      O álcool de cereais é delicado e não agride a pele como o álcool etílico não hidratado. De qualquer forma, é mais seguro o uso em spray com pelo menos 20 cm de distância da pele.

      Excluir
  2. Que bom!! Pois compartilha com a gente essa receitinha preciosa :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu postei como fazer, mas se você não se sentir à vontade com o álcool pode misturar as quantidades de óleos essenciais da receita em 60ml de óleo de jojoba ou óleo de amêndoas e usar as gotinhas perfumadas no pulso e em áreas quentes do corpo. No Egito se vende muito esse tipo de perfumes em óleos e é uma delícia, só tenha cuidado com a roupa.

      http://pracomeroupassarnocabelo.blogspot.com/2014/04/perfume-com-oleos-essenciais.html#more

      Excluir

Seu comentário é muito importante pra mim.
Gratidão!