04/02/2014

Rotina de cuidados básicos com a pele do rosto

Imagem da internet




Oi, tudo bem?

Já falei sobre a pele, agora vou falar sobre rotinas básicas de cuidados, mas primeiro entenda que além da função de revestimento, a pele ajuda na eliminação de toxinas e resíduos. A pele e o sistema digestivo vêm da mesma origem embrionária, demonstrando a relação entre a estética, a dieta e o bom funcionamento intestinal. Então para uma pele bonita e saudável, tenha uma rotina de visita ao banheiro  para manter o intestino limpo, caso contrário nenhuma rotina de cuidados com a pele trará grandes efeitos. Tome bastante água para garantir a hidratação.

A rotina de cuidados da pele são:

Se você usa maquiagem, deve remove-la totalmente antes de qualquer  procedimento de limpeza. Use algum óleo vegetal que funciona muito bem e até melhor que qualquer demaquilante comercial. 

  • Limpar 
O propósito da limpeza é remover bactérias, maquiagem, sujidades, suor e excesso de oleosidade. Deve ser feita no "máximo" 2x ao dia independente do tipo de pele. Lembre-se que a pele é inteligente, quanto mais você limpa mais ela vai aumentar a produção do sebo para suprir as necessidades da pele. O ideal é tirar apenas o excesso de oleosidade para ela manter a produção normal, se tirar mais que isso, inteligente como ela é, irá entender que precisa fazer hora extra ;)
  • Tonificar 
Estimula a circulação, remove células mortas que ainda permaneçam na pele após a limpeza. Deixa a pele mais suave, fecha os poros e ajuda a repor o pH. Tonificar de manhã e de noite após a limpeza.
Dica: Use gaze em vez de algodão, ele tem o poder de arrastar e remover mais as sujidades e ajuda na remoção de cravos.
  • Hidratar 
A hidratação não é nada mais que a capacidade da pele em reter a água em seu interior.  A melhor hidratação vem de dentro pra fora, portanto tome bastante água e use um óleo ou hidratante para formar uma barreira entre a pele e o meio ambiente que irá manter a água na epiderme. Uma pele hidratada é macia, luminosa e saudável.
  • Esfoliar 
É uma etapa importante na rotina semanal. Manter a esfoliação em dias é a garantia de ter uma pele com a aparência mais jovem. Os esfoliantes atuam na remoção das células mortas que acumuladas deixam a pele sem luminosidade, estimula a circulação sanguínea e a produção natural do colágeno, diminui manchas superficiais. A esfoliação também torna a pele mais uniforme, limpa profundamente e deixa a pele mais  receptiva aos princípios ativos dos produtos de tratamento (máscaras, óleos ou hidratantes). A esfoliação deve ser feita duas vezes por semana, no caso de peles secas ou mais sensíveis, uma vez por semana. Lembre-se que que o esfoliante facial não é o mesmo que o corporal. 
*Falando em corpo, uma boa esfoliação corporal antes da depilação ajuda na remoção dos pêlos encravados ;)
  • Máscaras 
As máscaras complementam os outros cuidados. Podem ter uma ação hidratante, revitalizante ou purificante. Pode ser feita uma a duas vezes por semana de preferência após a esfoliação.  


Você agora sabe a rotina ideal de cuidados, logo eu vou escrever sobre os substitutos naturais para esses cuidados. Você pode conferir algumas opções aqui.

Lembre-se de usar na pele o que se pode pôr na boca e não ter problemas ;)


*Fonte de rotina de cuidados com a pele: Eu mesma 

Para saber mais sobre a relação da pele com o intestino:

Gratidão!

2 comentários:

  1. Olá, Poliane. Venho gostando muito do seu blog. Me tira uma dúvida. O que você acha da utilização das argilas no tratamento de pele e cabelo? É reprovável já que não se pode comer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo comentário e por estar acompanhando o blog.
      O uso da argila é totalmente aprovado e traz inúmeros benefícios, tenho até que postar algo sobre argolas e como usar no cabelo e pele.
      Normalmente não comemos argilas, porém nativos norte americanos ingerem desde os primórdios com intenções terapêuticas. Os animais também com sua sabedoria natural ingerem argila quando se sentem doentes ou problemas com digestão. A argila mais indicada para a ingestão é bentonite clay e vc vai ficar maravilhada se fizer uma pesquisa rápida sobre os benefícios. Inclusive eu escovo os dentes esporadicamente com bentonite clay.
      Use em sua pele, cabelo e mucosas somente o que vc poderia comer ou colocar na boca e não ter problemas ;)

      Abraços!

      Excluir

Seu comentário é muito importante pra mim.
Gratidão!