12/01/2014

Água de rosas - Você merece esse carinho!




                                                   Uma aliada para os cuidados naturais de sua beleza


Olá, tudo bem?

Fui reabastecer meu estoque de óleos essenciais e vi um saquinho cheio de pétalas de rosas vermelhas. Elas estavam desidratadas, e comprei para enriquecer ainda mais o meu banho.

As pétalas se hidrataram e ficaram lindas na banheira, não lembrando em nada o aspecto seco e morto de outrora. Que cheiro maravilhoso que exalaram, que cheiro sensual que ficou em minha pele, perfumou até a minha alma.

Aproveitei o bom material que tinha em mãos e fiz minha água de rosas que uso para diversos fins.



Você sabe como fazer e usar? Sabe pra que serve? Se a resposta for não, prossiga.

Água de rosas tem utilidades na culinária, saúde e estética.

É antibacteriana, calmante e possui propriedades anti-sépticas. Rica em flavonóides e vitaminas.

Falaremos sobre o uso como cosmético natural.


Pele 

Na pele é um produto de limpeza natural, possui funções adstringentes e purificantes que ajudam a fechar os poros e a reduzir rugas e inflamações na pele
Melhora a condição da pele seca, limpa, purifica, reduz o inchaço, cansaço e vermelhidão e auxilia na remoção de cravos.
Eu coloco um pouco em um pequeno borrifador e deixo na geladeira. Uso pela manhã quando acordo com a aparência cansada. Pode tbm fazer uma compressa nos olhos, eu raramente faço.
É ideal para quem tem pele sensível.
Ah, pode ser usado como pós depilatório e os garotões podem usar como pós barba.

Cabelo

Funciona muito bem para usos capilares, aumenta o fluxo sanguíneo, nutre e fortalece os folículos pilosos ajudando o combate à queda dos fios.


Modo de fazer:

  • 2 xícaras de pétalas de rosas, se possível rosas de quintal, pois não possuem agrotóxicos (não misturar cores); ou folhas de rosa secas
  • 500ml de água filtrada ou mineral
Higienize as pétalas. 
Ferva a água e despeje sobre as pétalas. 
Deixe em infusão por 30 minutos, coe e aguarde esfriar. 
Conserve em geladeira, em recipiente bem fechado.


Curiosidades:

Reza a lenda que se quiser ter o cheiro de rosas deve-se tomar o chá de manhã e de noite.


Saiba mais sobre os efeitos terapêuticos das rosas aqui

Gratidão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim.
Gratidão!