19/01/2014

Falando sobre Co-Wash - Respondendo uma dúvida





Olá, tudo bem?

Recebi uma mensagem de uma amiga com dúvidas sobre o co-wash e resolvi postar a pergunta dela porque é uma dúvida frequente, muito interessante e a resposta não é fácil de encontrar na net.

"Olá poliane td bem? gostaria de tirar uma duvida sobre o co-wash... ele é feito só com condicionador ou pode usar mascara de hidratação? no caso do meu cabelo descolorido posso lavar com o creme desamarelador normalmente? obgda"

Saiba mais sobre o co-wash AQUI.



Nesta técnica você pode optar  tanto por condicionadores quanto por cremes/máscaras.

Conheça as diferenças e saiba quando usar um ou outro.

Condicionador não serve só para deixar os cabelos maleáveis, sua principal função é equilibrar o PH dos fios e fazendo isso, acaba fechando as escamas do cabelo.
Você pode usa-lo sem problemas, principalmente se não tiver muito tempo disponível para cuidar dos cabelos. Use em lavadas rápidas ou no intervalo dos tratamentos.

Creme não interfere no PH capilar e precisa do condicionador no final.

Vamos entender:

Nos cuidados tradicionais, o shampoo "limpa" mas desequilibra o PH e abre as escamas. A máscara vai penetrar e agir nos fios e depois vem o condicionador para equilibrar e garantir a permanência das substâncias que foram depositadas pelo creme.
Nem sempre esta regra é seguida ou conhecida, e é por isso que por mais que as pessoas tratem os fios os mesmos nunca estão totalmente saudáveis. 
Não é o produto caríssimo que vai fazer diferença, é a forma correta com os cuidados e claro que isso ninguém divulga não é? Claro, querem vender e lucrar!

No Co-wash você não terá os danos causados pelo shampoo, mas mesmo assim convêm finalizar com o condicionador para selar bem as escamas e garantir um cabelo hidratado e brilhante.

O cabelo só vai brilhar se tiver selado, caso contrário mesmo limpo ficará opaco. É impossível um cabelo poroso brilhar naturalmente e o condicionador, o vinagre e até a água fria contribuem muito para diminuir e evitar essa porosidade, porém não são os únicos heróis. Falaremos sobre isso.

Não vou falar que é errado lavar com cremes e máscaras e não finalizar, muitas pessoas não o fazem e possuem os cabelos lindos. 
Mas as funç ões dos produtos são essas, e se você é adepta do co-wash e tem os cabelos opacos e nem sempre estão hidratados, saiba que este é o problema.

Eu sou adepta ao no-poo, mas já fiz co-wash durante muito tempo justamente para matizar o cabelo. Tenho alguma experiência e a dica que dou é para não comprarem cremes caros para lavar ou hidratar. 
Pra lavar se usa uma boa quantidade do produto e ele só vai lavar mesmo e para hidratar, basta que o creme tenha água em sua composição. 
Você pode investir em produtos para tratar os cabelos, como por exemplo produtos para reconstrução que costumam ser mais caros.

Você vai usar produtos para tratamento neste intervalo entre lavar e condicionar os fios.

Nesta etapa os fios estarão preparados para receber os nutrientes conforme as NECESSIDADES dos cabelos. CUIDADO COM AS RECONSTRUÇÕES CAPILARES EM EXCESSO!!!!!!
Se você tem os cabelos louros como os da colega que me fez a pergunta, é aí que entra as máscaras matizantes e depois um condicionador básico ou uma solução vinagrística (achei mais chique) usada no no-poo para finalizar e garantir que o produto vai permanecer no interior dos cabelos.

Se você preferir pode usar um condicionador desamarelador ou antioxidante.

Lembre-se que não é qualquer creme ou condicionador que você pode usar, tem uma lista na parte superior deste blog com os ingredientes permitidos e não recomendados para o uso. Tem também uma lista de marcas e produtos seguras para o uso pra você não ficar quebrando a cabeça tentando entender os rótulos, apesar de ser bom saber o que você está usando em seu corpo.

Se você tiver dificuldades em encontrar produtos para o uso, pode usar o que tiver e fazer o Low-Poo, isto é, usar shampoo de vez enquando, porque é só o dito cujo que vai remover os resíduos de silicone, óleos minerais, perolados entre outros dos cabelos. 
Como o uso será menos frequente, os danos serão muito menores. 
Hoje em dia existem shampoos especiais para esta técnica, mas não sei se são acessíveis no Brasil.

Sabe, Co-Wash é uma boa opção para proteger os cabelos do shampoo. Mas se puder abandone também o uso do condicionador, porque querendo ou não é um produto químico.

Escrevi este artigo muito rápido senão acabaria esquecendo. As informações foram baseadas em conhecimentos e experiências próprias, não vou postar referências (apesar delas existirem) mas pode confiar em mim ;)

Espero ter deixado claro, se tiver alguma dúvida deixe como comentário que eu responderei.


Se você já é adepta ao Co-Wash por favor deixe dicas e experiências.


Gratidão!



6 comentários:

  1. Eu fiquei com uma dúvida... Então não basta só lavar com o condicionador, tem que finalizar? Depois do condicionador eu passo o que então(tirando o vinagre)?
    Eu só tava lavando com o condicionador e pronto!

    Obrigada Poliane ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela se vc lavar só com o condicionador não precisa. O vinagre faz o papel do condicionador e vice e versa. Se vc sentir que seu cabelo está poroso, aí sim pode fazer uma solução bem forte de vinagre que vai amenizar um pouco o problema.
      Finaliza com condicionador se voce usar algum creme ou máscara para lavar o cabelo. Não é uma regra, mas ajuda a manter as escamas fechadas, manterá a água no interior dos fios e evitará que fatores externos penetrem e danifiquem os fios.
      Se tiver mais dúvidas, pode perguntar.
      Preciso escrever mais sobre esse assunto, diferenças entre creme e condicionador e especificar os outros tratamentos que o cabelo precisa.

      Gratidão!

      Excluir
    2. Creme ou máscara são para tratamentos, condicionador é aquele básico que acompanha o "shampoo"

      Excluir
  2. Obrigada Poli, acho que começarei a lavar com as máscaras então e finalizar com o condicionador. Valeu pela dica ;)

    ResponderExcluir
  3. Polly, me ajudaaaaa! Camis ver se eu entendi: entro no chuveiro, n passo nada antes, coloco o creme de tratamento, enxaguo e condiciono? Ou passo condicionador, enxaguo, uso o creme de teatamento, enxaguo, condiciono? Qual a tecnica correta p o cowash?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim.
Gratidão!