12/01/2014

Shampoo? No thanks!




                                   Livre-se do shampoo

Olá, tudo bem?

Eu escrevi muito sobre esse assunto anos atrás em outro espaço e ultimamente é um assunto que vêm rendendo bastante. Resolvi reproduzir  minhas antigas experiências neste novo espaço que eu criei.

Venho falar de uma técnica que me ajudou a domar os cabelinhos rebeldes do meu filho mais novo e a salvar o meu próprio.

Tenho 3 rapazinhos, os dois mais velhos tem os cabelos lisos  e o mais novo tem o cabelo crespo, muito seco e bem rebelde, e não gosta de cabelos curtos. Eu adoro os cabelos dele, mas ele ainda não aceita a beleza dos cabelos que tem.
Agora está bem melhor, está bem hidratado, os cachinhos definiram a forma e o frizz está mais controlado.

Então, eu descobri esta técnica quando me mudei para a Suécia. Muitos suecos não usam shampoo para lavar seus cabelos, porque afirmam que o shampoo prejudica a saúde dos fios, polui o meio ambiente entre váaaaaaaarios outros motivos.
E não, os cabelos não fedem, não são sebosos, nem pingam óleo.
Até onde eu sei, existem 2 linhas de pensamento sobre o abandono do shampoo e vou contar cada uma delas, não nesta postagem para não ficar gigantesca e também para poder detalhar mais cada uma delas.
Voltando no assunto do meu filho, eu lavava os cabelos dele todos os dias na tentativa de controlar o volume. Mas isso foi um erro terrível que eu cometi e muitas pessoas cometem. Se você faz isso, pare imediatamente!!!! O efeito é inverso, cabelos secos e volumosos precisam da oleosidade natural dos fios e devem ser lavados no máximo 2x por semana, se der para ser 1x melhor ainda. Mas isso é outro assunto e para outro post.
Esse bom e velho companheiro tem seus prós e contras, e os contras são muitos.
O grande vilão são os sulfatos encontrados na maioria dos shampoos que elimina toda a oleosidade natural e até partículas do próprio cabelo. Mas existem shampoos totalmente livres de sulfatos, convém dar preferência a esses.

Vamos entender...


Shampoo é um detergente, como sabão em pó, detergente em pó e as coisas que você usa.
Ele limpa a sujeira em seu cabelo, mas também leva os óleos naturais que fazem seu cabelo brilhante, macio e forte.
Shampoo não foi introduzido até o início do século 20. Antes muitas pessoas usavam sabão ou ervas para lavar os cabelos.
O sabão pode lavar o cabelo sem tirar o máximo de óleos naturais como é o caso do shampoo.
Logo o shampoo saiu no mercado e fez sucesso pela sua praticidade, mostrando que é apenas um benefício real. Por isso, era um produto "superior" a um velho favorito, o sabão.
Como o shampoo começou a remover os óleos naturais e os cabelos foram ficando duros e difíceis de pentear, foi criado então o condicionador.
E os cabelos começaram a ter que ser lavados com mais frequência porque o couro cabeludo ficou confuso sobre a quantidade de óleo que teria que produzir, e começou a trabalhar dia e noite para compensar a perda de seu produto.
Os óleos em seu cabelo vem naturalmente em seu couro cabeludo para alimentá-lo e nutrir os fios. Eliminá-los por completo provoca danos e ruptura ao longo do tempo.
De certa forma você precisa de condicionador, se você usar shampoo, pois ameniza o dano que foi feito. Mas você não precisa de shampoo, você só está gastando seu dinheiro em uma grande garrafa de detergente perfumado.

Continua….

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim.
Gratidão!