13/01/2014

Shampoo? No thanks! No Poo como fazer?




                                           Shampoo? No thanks!



Olá, tudo bem?


No post anterior eu falei sobre o co wash que é uma forma de no poo. Confira as postagens anteriores para entender melhor o assunto.
Part 1 Part 2

Shampoo contém produtos químicos , que são absorvidos pelo seu couro cabeludo e o vapor do chuveiro contribui para uma melhor absorção.
Remove os óleos naturais de seus cabelos deixando-os secos e quebradiços.
Para compensar a perda de óleo natural, seu couro cabeludo responde produzindo mais óleo do que o habitual, o que significa que é mais provável que você lave seus cabelos com mais frequência e assim criando um ciclo vicioso.


Pessoas com cabelos normais ou oleosos ou que simplesmente queiram abolir a química nos cabelos podem optar por uma técnica mais natural que produz resultados incríveis e é amiga do meio ambiente.

É a técnica mais básica de todas, que troca o uso do shampoo pelo bicarbonato de sódio e finaliza com vinagre.

É simples, você só vai usar bicarbonato de sódio e água, e um vinagre de maçã diluído para agir como um "condicionador" fechando e selando as escamas do cabelo.

A quantidades do produto e a frequência varia dependendo do seu tipo de cabelo, mas vou passar o basicão:
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para um copo de água.                                             Agite o frasco para misturar, em seguida distribua uniformemente em seu couro cabeludo. Se preferir pode usar um borrifador. Deixe descansar um minuto, em seguida, massageie bem o seu couro cabeludo. Certifique-se que esfregou bem em todas as partes. Enxágue com água morna, massageando delicadamente todo o couro cabeludo para eliminar todos os resíduos do bicarbonato.
  • Use 1-2 colheres de sopa de vinagre de maçã por copo de água.                                           Aplique com um borrifador ou simplesmente mergulhe ou despeje no cabelo. Enxágue bem, de preferência em água fria sobre o couro cabeludo no final para manter as escamas fechadas. 

- Ou
  • Use 1 colher de sopa em 1L de água de preferência mineral. Use essa mistura no último enxágue. Você deve deixar a mistura no cabelo. O cheiro costuma sair rápido, mas se no seu caso não sair ou se vc se sentir insegura, pode usar uma gota de óleo essencial de sua preferência.

Saiba que o seu couro cabeludo vai passar por um período de ajuste na produção de óleo. Mas logo ele perceberá que sua produção está sendo desnecessária e fará os devidos ajustes. Enquanto a produção não é ajustada, você passará por um período de cabelos oleosos.
Faz todo sentido. Seu couro cabeludo tem sido usado para produção excessiva de óleo. Ele produz feito louco e num curto período de tempo ele vê toda sua produção sendo recolhida, e como ele sabe muito bem a sua função e não pode deixar o cabelo morrer de fome é obrigado a produzir muito mais para preencher a lacuna e nutrir os fios. Agora você não está retirando-lhe em tudo, e isso leva um tempo para o seu couro cabeludo perceber o que está acontecendo.

Sem nada para retirar a gordura, seu cabelo provavelmente vai passar por um período de adaptação. É por isso que no inverno é melhor para começar a técnica do que no verão, porque você não vai ter que lidar com o suor adicional.


Dica: Penteie seu cabelo antes de lavar para soltar a sujeira e levar o óleo que está na raiz para as pontas, assim seu cabelo ficará mais nutrido e hidratado.


Este vídeo está em inglês, mas a demonstração dela está muito boa e dá para ter uma idéia de como lavar os cabelos com este método.





Continua….

Gratidão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim.
Gratidão!