08/01/2014

Destralhando


Livre-se das correntes do consumismo.


Olá!

Este blog é mais um de tantos outros por aí onde se fala de experiências e da vida como ela é.
Sou uma pessoa que adora falar sozinha e com todos os outros eus que vivem dentro de mim.
Continuo falando sozinha mas quem sabe alguém se interessa em ler meus pensamentos que são muitos.

Este não é o meu primeiro blog, já escrevi durante anos um outro e via cada artigo que eu meu circulando pela net e isto me entristeceu  e acabei deletando. Mas tudo bem, pq mudei muito desde então, e muitas opiniões também mudaram. Hoje tenho outra filosofia de vida e estou aprendendo a levar uma vida mais simples, natural e livre do consumismo. Vou contando tudo devagar.



Este desabafo abaixo escrevi no mês de Novembro/2013 e estou transferindo para cá pq foi algo muito importante pra mim.

Hoje estou muito pensativa, não sei se estou triste, mas eu chorei muito. Esse choro lavou minha alma, estou melhor agora.
Vou começar pelo fim, fim este que acho que é o começo.
Ontem me livrei de tudo que levei anos para juntar, coisas que eram muito valiosas pra mim.
Fiquei com vergonha quando vi aquela pequena fortuna em tralhas que não uso e não preciso, nem sei pq comprei tudo aquilo. Quando dinheiro jogado fora!!!! Muito triste! Mais triste ainda foi olhar pra tudo aquilo e pensar que era o que eu desejava, o que me fazia feliz. Lembro de cada momento da falsa felicidade que me possuía quando eu ia no shopping center e comprava algo caro, felicidade esta que durava até eu olhar outra vitrine.
Hoje eu tenho condições financeiras para comprar o que eu quero com dinheiro em cash, mas nem sempre foi assim. Não tinha nem onde cair morta e sempre arrumava uma forma de comprar o que eu queria com o dinheiro que eu não tinha somente para ostentar uma vida que não existia.
Era uma vida de ilusão,  sufocos e escravidão....
Escrava da moda, da sociedade, do banco, do consumismo compulsivo.
Quantas vezes eu saia procurando o que comprar.....
Nunca estava satisfeita e não era feliz.
Apaixonada por cosméticos, maquiagem, moda etc.
De uns tempos pra cá, comecei a meditar sobre toda a minha vida e vi o  quanto era infeliz. Tinha tudo e não tinha nada. O que tinha valor pra mim na verdade não tinha valor nenhum, tudo ilusão.
Como eu era cheia de coisas vazias….
Olhava para tudo, para os objetos e me sentia mal.
Juntei tudo que eu precisava e descartei os demais.
Não precisamos de muito para sermos felizes, o pouco é muito e o muito não é necessário.
Doei tudo!!!!!! Não sei se isto me fez bem, pq fiquei  triste olhando a felicidade de pessoas por coisas tão banais; vi a minha história se repetindo em cada um deles e desfazendo em cada sacolada que ia embora.
Lembro-me que em uma de minhas viagens, uma mala foi extraviada e era justamente a que estava todas as maquiagens e perfumes que eu comprei em free shop que eu adoro. Quase morri de tristeza, chorei até que acharam a minha mala cheia de porcarias que eu comprei para uso próprio. Ontem praticamente todas as coisas da mala estavam para doação sem eu nem ter aberto as embalagens.
Senti um alivio depois que vi minha casa limpa.
Hoje minha tristeza não era de arrependimento, tbm nem sei se era tristeza, acho que era a dor de ter caído na real.
Às vezes é difícil encarar a realidade, e eu quero uma vida mais simples, sem culpas, sem máscaras. Não quero nada mais do que eu preciso para viver.
Espero que eu consiga achar o melhor caminho.

Gratidão!

10 comentários:

  1. Ah, olha só que coisa boa, não é que nossa campanha “Poliane, faz um blog!” deu certo! ;)
    Obrigada por vir aqui dividir conosco seu tempo, conhecimento e histórias.

    Eu adoro um “spring cleaning”... e um “autumm cleaning”, e um “holidays cleaning” e qualquer coisa “cleaning” que vai nos livrando das tralhas que não deviam ter ido parar nas nossas casas. Ou daquelas que deviam na época, mas já perderam o significado. Tenho acompanhado dois blogs que têm me dado alguns insights, o “The Minimalist Mom” (que talvez seja um pouco minimalista demais para mim) e o “The Simply Luxurious Life” (que já me ganhou no nome). Aparentemente, além do Paleo, o não-consumismo e a simplicidade têm ganhado cada vez mais adeptos... adoro essas sincronicidades da vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo carinho Cindy!
      Eu não estou acompanhando muitos blogs atualmente mas gostei do tema desses blogs e vou lá dar uma conferida.
      Também notei essa sincronicidade, acho que uma coisa acaba levando a outra. Eu quero falar um pouco da dieta paleo pq foi depois dela que eu consegui deixar muitos hábitos que eu vinha lutando anos para abandonar. E devagar estou rompendo laços com o consumismo.

      Volte mais vezes, afinal foi pensando em vcs que voltei a escrever :)

      Excluir
  2. Bem-vinda! Adorei que tivesse acedido aos pedidos...:)

    olhe outra página que tem uma dicas interessantes:
    https://www.facebook.com/pages/The-Busy-Woman-and-the-Stripy-Cat/241010695945412?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Falamos tanto sobre esses assuntos que acabei sentindo vontade de voltar a escrever :)
      Vou olhar a página, obrigada!
      Volte mais vezes, viu?!
      Bjs

      Excluir
  3. Obrigada!
    Falamos tanto sobre esses assuntos que acabei sentindo vontade de voltar a escrever :)
    Vou olhar a página, obrigada!
    Volte mais vezes, viu?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu não acreditei quando vi este blog. Já vai fazer quase 1 mês e eu não sabia que vc o tinha criado :), muito feliz Poliane em ler todo este conhecimento. Obrigada por compartilhar conosco. Este tem sido meu objetivo também, ter uma vida mais livre. Livre de consumismo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou começando timidamente Daniele, o objetivo é compartilhar, nada mais que isto.
      Desejo que você alcance este objetivo em ser uma pessoa livre desses males.
      Volte sempre viu :)
      Abraços!

      Excluir
  5. Lara Paniago11/04/2014, 03:49

    Oi Poliane, também estou em busca de uma vida cada vez mais simples... é incrível como objetos que antes desejávamos tanto perdem totalmente o valor não é mesmo? Te vi no grupo da dieta paleo e me identifiquei muito com vc! Obrigada por compartilhar todo seu conhecimento ❤ por sua causa não uso mais praticamente nenhum cosmético industrializado(antigo vício) e me sinto maravilhosa assim! Adoro suas dicas são as melhores! Sem palavras para agradecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Lara!
      Você nem imagina o quanto suas palavras me fizeram bem, não pelo fato do elogio que eu agradeço muito, mas por saber que mais pessoas estão conscientes e mudando aos poucos hábitos que causam malefícios ao próprio corpo e ao meio ambiente. O bom é que diminuímos o consumismo desenfreado que pensamos que é necessário e na verdade não é. Realmente é libertador!
      Seja muito bem vinda à uma vida realmente saudável e conte comigo para o que precisar :)

      Abraços!

      Excluir
  6. Oi Poli, filha, amiga e as vezês mae!
    Gostei muito do texto, mesmo ja conhecendo o processo.
    Essa cidade fica muito sem graca sem você. Mesmo que nao nos viámos sempre, mas um encontro espontâneo era sempre possível.
    Gostei da dica do chá de cravo. Minha cozinha está precisando.
    Receba um carinhoso abraco.
    Anna Santos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim.
Gratidão!