16/01/2014

Óleo de Jojoba - Uso na pele



Olá, tudo bem?

Depois que aderi a Paleo Diet aumentei muito o uso de óleo de coco e indico o uso com toda a força do meu coração tanto para uso culinário quanto para a pele e cabelos.

São inúmeros os benefícios do óleo de coco, mas infelizmente não são todas as  pessoas que não se dão bem com o uso na pele e estou aqui para falar de uma outra opção para o cuidado natural da pele que é o óleo de jojoba.



Jojoba  é uma espécie de arbusto nativo dos desertos de Mojave e Sonora (Arizona, Califórnia e México).  É feito a partir das sementes prensadas à frio.
Vem sendo usado por centenas de anos pelas tribos  nativas (YaquisPapagosApachesPimasSerisKilawasCoras e Yavapais) no tratamento dos cabelos e disfunções da pele. Esse óleo é resistente a altas temperaturas e seria ideal para o uso culinário, não fosse o alto valor do produto e não ser Paleo (acredito eu) por ser um óleo de sementes.  De qualquer forma somente a indústria cosmética está disposta a pagar o valor.

Uma pele hidratada é composta de 50 a 75% de umidade, este nível é mantido pelo sebo que cobre a última camada da pele e reduz a evaporação da umidade. Quando o óleo natural  é insuficiente esta proteção é perdida.
Os óleos perdidos devem ser recolocados a fim de preservar a umidade e evitar a desidratação.
Uma proteção inadequada, se revela de muitos modos, sendo o mais comum o envelhecimento precoce, o aparecimentos de finas linhas de expressão e uma superfície seca e abatida.

O óleo de jojoba é um umedecedor  natural e ajuda na cicatrização.
O óleo puro possui características similares ao sebo natural da pele, além de ser um anti-inflamatório e antibacteriano natural, ou seja, evita a proliferação de bactérias que causam acne e tratam outras disfunções de origem cutânea.
Sem falar que este óleo é um ingrediente comum em produtos anti-envelhecimento e para tratar rugas existentes.
Pode ser usado por todos os tipos de pele, inclusive peles oleosas.

Você deve estar pensando no estrago que passar óleo em uma pele que já é oleosa , cheia de cravos e espinhas irá fazer não é?! Ah sim, pois todos os cosméticos anti acne ou para pele oleosa são matificantes, controlam meio que na marra a oleosidade facial e são livres de óleo.
O que as marcas de cosméticos anti acne e anti oleosidade não te contam é que nada disso irá acontecer!  Muito pelo contrário, o óleo irá agir imitando o sebo produzido pelo organismo e logo a pele deixa de produzir óleo em excesso. A pele é um órgão inteligente (assim como o couro cabeludo) e quanto mais sebo você tirar, mais sebo será produzido e o ciclo vicioso nunca acaba. Não adianta lavar o rosto trocentas vezes ao dia, só duas vezes já são o suficiente, mais que isso é só para estimular a oleosidade. 
A pele, inteligente como é, logo vai perceber e dizer: Opa, veja que bom trabalho eu estou fazendo, até que enfim consegui suprir as necessidades e agora vou deixar de fazer hora extra e descansar um pouco. Bingo!!!!
À partir do controle da proteção natural da pele, ela será capaz de manter a pele hidratada. Se você não sabe, hidratação não é nada mais que a capacidade de manter a água no interior, seja nos cabelos, corpo ou pele. 

Como usar?

Euzinha gosto de usar depois do banho, com a pele ainda molhada. Aplico o óleo no corpo e enxáguo rapidamente logo em seguida. 
No rosto eu passo depois de lavar e tonificar. Aproveito e faço uma massagem rápida e uma drenagem para encerrar. Isso tudo em questões de minutos, foi-se o tempo em que eu passava horas me "embonecando" toda haha.
Bom, uma de minhas filosofias é usar na pele o que eu poderia comer. Mas se você faz uso de cremes hidratantes pode usar junto sem problemas, só ignore a parte de passar na pele do corpo molhada.

Pode ser usado como demaquilante, tanto puro diretamente na pele quanto bifásico misturado com água. 

Faz uma dupla perfeita com o óleo de melaleuca (tea tree) no combate à acne. Falarei depois sobre o tea tree.

Algumas pessoas usam na preparação da pele para a maquiagem, principalmente no inverno para evitar o efeito craquelado e descascado. Eu não posso falar se funciona porque nunca usei e não estou mais usando maquiagem (só em casos extremos haha)

Qualquer marca de óleo de jojoba serve, o ideal é que seja puro  e de preferência orgânico para garantir as propriedades. 

Lembrando também que este óleo possui outros usos, depois eu falo sobre o uso nos cabelos.

Adoro óleos e não troco por nenhum pote de creme caro. Uma pele livre de químicas e amiga do meio ambiente não tem preço. 

4 comentários:

  1. Olá Poliane. Parabéns pelo seu blog e pela energia positiva!!! Ó óleo de amêndoas vendidos nas farmácias são uma boa opção para hidratação também? Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Renata!
      Óleo de amêndoa é uma ótima opção.
      Verifique se ele é puro, pois muitos vem misturados com óleo mineral.
      Prefira os livres de aromas artificiais e corantes, não precisamos disto ;)

      Excluir
  2. Grata pela Dica Polly! Comprei um mas tinha óleo mineral e fiquei com cheiro de óleo de soja....só usei essa vez e logo vi que não era bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode encontrar em farmácia sim, mas encontrará o produto puro em lojas especializadas ou em sites.
      Infelizmente a indústria usa uma pequena porcentagem do óleo batizados com óleos porcarias e vendem como se fosse o óleo puro.
      Atente em sempre ler rótulos, por lei eles precisam especificar o que estão comercializando, isto é, eles colocam por alto os ingredientes nos rótulos mas já dá para ter uma idéia do que está comprando.

      Gratidão!

      Excluir

Seu comentário é muito importante pra mim.
Gratidão!