13/01/2014

Shampoo? No thanks! No poo - Co wash




Olá, tudo bem?

Bem, como estava falando podemos viver livres do shampoo, e ainda sermos muito felizes com isso. A prova viva é o cabelinho do meu filho e os meus que só tem a agradecer.


Se você tem cabelos cacheados ou  fios tratados quimicamente, já deve ter reparado que ao lavar o cabelo com shampoo o cabelo fica áspero e embaraçado e muitas vezes, e só melhora depois do condicionador.



A razão desse ressecamento causado pelo shampoo é o principal componente da maioria dos shampoos: o Lauril Sulfato de Sódio (ou suas variantes). O dito cujo além de remover as impurezas presentes no cabelo, leva junto a proteção natural que é o sebo produzida no bulbo capilar, responsável pela hidratação e proteção dos fios. Causa micro-fissuras na estrutura do fio e o fio perde massa capilar.

As técnicas que falei são low poo e no poo, que visam abolir os produtos que prejudicam os cabelos, tais como : sulfatos, silicones insolúveis e petrolatos (óleo mineral). A pessoa que adere essa técnica passa a usar apenas produtos sem essas substâncias.
A diferença entre o low poo e o no poo, como o nome mesmo diz é a presença/ausência de shampoo. Quem adota o low poo deve usar apenas shampoo sem sulfatos, já quem adere ao no poo deixa de usar shampoo. Ao contrario do que as pessoas imaginam, a pessoa que deixa de usar shampoo não quer dizer que ela vai deixar de lavar o cabelo, os adeptos do no poo lavam sim o cabelo, no entanto sem substâncias agressivas como o shampoo.


Vamos falar sobre o no poo que é a ausência total de shampoo.


A idéia tem algumas variantes, e as mais conhecidas são lavar os cabelos com bicarbonato e vinagre ou usando o condicionador no lugar do shampoo.


Vou começar  do co wash.

É indicado para cabelos secos, cacheados, crespos ou muito danificados, inclusive é ótimo para quem sofreu cortes químicos. Co wash nada mais é que lavar o cabelo com condicionador em vez de shampoo.

Lavagens com condicionador são uma alternativa suave, mas eficaz .


Instruções

O que você precisa:

Água morna

Condicionador ou creme da marca de sua preferência e que está de acordo com a lista de produtos permitidos. Use um produto barato pq gasta muito e é só para lavar os cabelos. Guarde seu dinheiro para investir em produtos para tratar seus cabelos.

1- Molhe bastante os cabelos massageando para começar o processo de limpeza.

2 - Coloque uma boa quantidade de condicionador nas mãos.

3 - Massageie o condicionador em seu couro cabeludo. A chave é se concentrar em seu couro cabeludo e se certificar de que você realmente esfregou bem.
Condicionadores limpam bem os cabelos, mas você terá que trabalhar um pouco mais com os dedos para ter certeza de que seu couro cabeludo está realmente limpo.

4 - Enxaguar bem.



Seu cabelo pode ser totalmente dependente de shampoo, neste caso é melhor incorporar co wash aos poucos na sua rotina de cuidados.
Sempre vai ter a fase de adaptação até seu couro cabeludo perceber que tem que diminuir a produção de óleo, então nas primeiras semanas pode ser que seu cabelo fique oleoso na raiz, mas a culpa não é do condicionador. Lembre-se que você retirava totalmente o óleo do cabelo e é natural que seu organismo continue produzindo a mesma quantidade de óleo até perceber que não é mais necessário trabalhar como um condenado.

Sempre que necessitar de uma limpeza mais profunda, pode ser usada uma solução de bicarbonato de sódio ou fermento químico (aquele usado em preparação de bolos), na proporção de uma colher de chá para um copo pequeno de água. A solução pode ser ajustada às necessidades do cabelo, não agride os fios e funciona como anti-resíduos.

Faca um teste de 1 mês, mas faca muito bem feito e depois compare o antes e depois da técnica co wash.


Qualquer dúvida, deixe um comentário.


Continua…


Gratidão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim.
Gratidão!