13/01/2014

Shampoo? No thanks! Low Poo



Olá  tudo bem?

Já falamos sobre os sulfatos  e os males que podem causar em nossos cabelos.
Falamos sobre técnicas para abolir de vez o shampoo de nossas vidas.
Você deve estar pensando:  Mas eu não consigo viver sem o shampoo!!!
Calma, você também tem outra solução que é o Low Poo.


LOW–POO é um método menos radical, indicado para quem não consegue eliminar totalmente o shampoo da sua rotina, vive em cidades quentes ou pratica exercícios físicos com regularidade ou que não se sente confortável psicologicamente para abolir o uso do shampoo. Trata-se de apenas reduzir o uso do shampoo, passando a ser aplicado uma vez por semana ou a cada 15 dias ou mais. Nos demais dias, usa-se o condicionador (Co Wash) para lavar o cabelo ou somente a solução com bicarbonato conforme descrito na postagem anterior. Hoje em dia existem shampoo ecológicos ou livres de sulfatos e outras substâncias tóxicas, eles podem ser usados com segurança em todas as lavagens. Não vou citar nenhuma marca mas não é difícil encontra-los. Lembrem-se que não é porque a empresa se diz ecologicamente correta que você deve acreditar, estejam sempre atentos aos rótulos. Quanto mais extenso e mais difícil de pronunciar, mais distância você precisa manter deles. Existem soluções naturais pra isso que será assunto para outro artigo.

Período de adaptação

Com certeza seus cabelos não ficarão com uma cara boa nas primeiras semanas, mas não desista!
Seus cabelos precisam de tempo para se desintoxicarem e se adaptarem à nova rotina de cuidados.
Saiba que o cabelo aparentemente maltratado é o seu cabelo sem máscaras. A maioria dos produtos químicos não tratam verdadeiramente os cabelos, apenas fazem uma capa maquiando os cabelos para parecerem saudáveis. Muitos desses produtos criam uma blindagem impedindo que substâncias penetrem nos cabelos para repara-los, e isso à longo prazo trará muitos malefícios que nem sempre podem ser contornados.

Eu aderi à técnica depois de um corte químico que tive no passado. Comecei no co wash, depois no poo e co wash 1 ou 2x por mês para matizar meus cabelos que ainda tinham luzes. Recentemente eu cortei os meus longos cabelos para aderir de vez ao no poo.
Ninguém precisa cortar os cabelos, eu fiz esta opção pq estou buscando uma vida o mais natural, simples e sustentável possível e meu cabelo ainda tinha muitas químicas que precisavam de reparação de quando em quando.
Em um curto período de tempo pude notar uma mudança muito grande na saúde de meus cabelos, para melhor, claro.
Até a textura dele mudou, não sei nem explicar.... 
Mas não parece cabelo de verdade, lembra cabelo de boneca ou de bebê.
Eu não sinto que ele está poroso, também pude notar que eles estão sem frizz, muito sedosos e brilhantes. Posso dizer que são realmente saudáveis, pois o cabelo que eu tenho é realmente o meu cabelo de verdade e eu amo ser natural.

Você tem muitas opções para dar uma parada ou diminuir o uso de shampoo e químicas  para o bem dos seus cabelos, é só escolher a técnica que mais se adapta à você.

Lembre-se que não é qualquer produto que você pode usar no co wash e low poo. A intenção é abolir os componentes nocivos para os cabelos e saúde. Para te ajudar, segue a lista de produtos permitidos e a lista de composição.
Você só precisa observar os rótulos dos produtos e selecionar melhor o que compra.

Qualquer dúvida, deixe no comentário.

Gratidão!

2 comentários:

  1. Nossa não sabia disso, amei suas explicações vou tentar fazer isso, a única química que tenho nos cabelos é tinta, mas estou definitivamente decida a não usar mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, gratidão pela visita e por gostar do artigo!
      Sua decisão em não usar mais químicas nos cabelos é ótima, super apoio uma vida mais natural. Conte comigo se precisar de alguma ajuda ou sugestão, qualquer dúvida estou aqui.
      Abraços!

      Excluir

Seu comentário é muito importante pra mim.
Gratidão!